Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Brasil Obra da Infância Missionária completa 170 anos de fundação

19/05/2013 · by 



Cidade do Vaticano (RV) – Neste domingo, dia 19 de maio, Festa de Pentecostes, a Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) completa 170 anos de fundação.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi criada há quase dois séculos e possui hoje cerca de três mil projetos envolvendo crianças e adolescentes em 130 países. Fundada pelo Bispo francês Dom Carlos Forbin-Janson em 19 de maio de 1843 na cidade de Nancy, França, a IAM nasceu do olhar sensível do Bispo para com as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento.

Dom Carlos propôs à Paulina Jaricot, responsável pelo início da Obra da Propagação da Fé, a ideia de incentivar as crianças da França a ajudarem outras crianças, recitando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheiro por mês, para auxiliar crianças necessitadas. Era a primeira vez na história que a Igreja confiava às crianças um papel missionário específico.

Embora tenha nascido para socorrer as crianças chinesas, a iniciativa logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. Ao morrer, em 11 de julho de 1844, a obra de Dom Carlos estava estabelecida em 65 dioceses.

A IAM chegou ao Brasil pela primeira vez em 1848. Após mais de um século adormecida, começou a ser resgatada em 1955, porém, sem grande repercussão no meio católico. O retorno de suas atividades concretizou-se nos anos 1990, quando a Obra celebrou os 160 anos de fundação no mundo. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 30 mil grupos envolvendo mais de 600 mil crianças e adolescentes.

Para celebrar seus 170 anos, a Obra realizará no dia 26 de maio, último domingo do mês, uma Jornada Nacional em todas as dioceses com grupos de IAM. A Jornada abre o Ano da IAM no Brasil que se estenderá até maio de 2014, quando se realizará o 1º Congresso Continental para assessores da IAM em Aparecida.

(BF/Assessoria POM)

Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/bra/articolo.asp?c=693553
do site da Rádio Vaticano

 

Annunci

I commenti sono chiusi.