Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

A casa viva

Lascia un commento


Depois de muitos anos voltei a morar em uma casa de madeira. Antiga, cheia de história e de tradição. História de famílias que aqui residiram, de crianças que aqui nasceram cresceram e ganharam o mundo. De pessoas que envelheceram e deixaram esse mundo. Muitos sonhos, esperanças, alegrias e dores se encerram nestas paredes…

Em nossa primeira noite aqui, meu filho já reclamou: “Mãe, es…sas paredes rangem!” Eu mudaria o verbo ranger para gemer. As paredes gemem. As tábuas de pinheiro ainda choram a saudade de quando ainda estavam de pé, com as raízes firmemente plantadas no chão. O assoalho ecoa meus passos e os caixilhos da janela batem com o vento. Não. A casa não está caindo! Quem já morou em casa de madeira, sabe.

O vento passando entre as minúsculas frestas é música para os ouvidos. A casa de madeira é uma casa viva, construída de sonhos, numa época em que ainda não imperava o cimento frio. A casa de madeira reflete o sol. Suas paredes nos dão calor e sentimento. Seu fogão a lenha chama para o aconchego das conversas ao pé do fogo.

Todos os pequenos barulhos que ela ecoa conta um pouquinho de sua história. Conta de quando vivia em um bosque de pinheiros. Da majestosa araucária, com seus braços quase a tocar o céu. Conta-me da Gralha Azul que a visitava e roubava de sua pinha. Fala-me do homem, que cheio de sonhos de felicidade-família, cortou seu tronco e fez dele tábuas.

Diz-me do suor e do trabalho para erguer do chão paredes para abrigar do frio e da chuva. Chora os pregos cravados em sua carne… E conta da sua alegria em escutar o primeiro choro de bebê. Das travessuras das crianças a riscar as paredes. Do choro e da saudade quando partiu o primeiro filho. Da dor da primeira perda…

A casa de madeira geme e chora, estala e ri. Ri o riso de gerações. Acolhe e me dá boas vindas. Pede que eu fique…

Texto por: Angela Rocha
Colunista do Portal Católicos – Via Lumina

