Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Palmas, casa da Missão!

Lascia un commento

Neste final de semana, 22-23/10/2011, celebramos o Dia Mundial das Missões, oportunidade para a renovação da mística e do espírito missionário de todas as forças vivas da nossa Igreja. Não podemos deixar de aproveitar esta ora da graça. A hora é agora! Agora é a hora! Missão é a vida de uma Igreja, em Jesus Cristo, no Espírito. Doadora a outra Igreja. Missão é o serviço mais precioso que a Igreja pode prestar à humanidade. Para isto ela foi criada, para isto ela existe. A missão renova a Igreja e revigora a fé dos fiéis.

 

No próximo ano, nos dias 12 a 15 de julho, iremos sediar o 3º Congresso Missionário do Brasil. Para cá virão em torno de 600 missionários, de todo o Brasil, para traçarmos juntos o perfil missionário da Igreja para os próximos anos. E já estamos preparando os corações, limpando o terreno e fincando as primeiras estacas para a construção desta Casa da Missão, chamada Palmas. Se o terreno for bem preparado, o projeto bem feito e os operários competentes, Palmas se transformará, em breve, em Casa da Missão, onde cada Região e cada Paróquia tornar-se-ão um cômodo desta Casa.

Os últimos dados do Censo do IBGE-2010 não nos permitem dormir tranquilo, quando assistimos, quase passivamente, a muitos dos que nós evangelizamos esquecerem e até abandonarem a sua fé. Palmas, precisa, urgentemente, retomar ao primeiro amor, renovar seu ardor e seu método de evangelizar, incorporando mais o jeito missionário de ser e de agir. Palmas precisa se transformar em Terra, Casa, Escola, Caminho e Voz da Missão. Por isto me veio a inspiração de pensar a nossa missão, a partir da mística e da ótica de uma casa.

1.    A porta: lugar de entrada, de acolhida alegre e fraterna, de recepção, de hospitalidade, de recebimento das pessoas e de entrega dos materiais que serão usados na missão; e, ao mesmo tempo, lugar de saída para a missão, para também sermos acolhidos, de casa em casa, de rua em rua. Missão é abrir portas e corações. Por isto, nada de portas, casas, Igrejas, caras e corações fechados.

2.    O quarto (espaço litúrgico): – lugar silencioso, orante, arrumado, preparado para refeição fraterna do banquete do Reino da vida, para que Jesus, através do seu Evangelho, trabalhe em nós e sobre nós; e, ao mesmo tempo, um lugar do retorno missionário para a revisão, a avaliação, depois da missão. Missão é formação e revisão.

3.    A cozinha (sacristia): – lugar não de conversas e de barulhos, mas laboratório, área de serviço, lugar para a vestimenta da camisa da missão, de combinação e da passagem do roteiro da missão; e, ao mesmo tempo, lugar de ver as urgências, combinar as estratégias e as operacionalizações missionárias a serem desenvolvidas. Missão é urgência e estratégia.

4.    O jardim: – a equipe de apoio, atenta aos mínimos detalhes de quaisquer desafios da missão; e, ao mesmo tempo, lugar de contemplar as flores que outros plantaram. Missão é plantação e cultivação. O caminho da Palavra e da Eucaristia é o caminho da missão. É necessário aprender a ser missionário, com os olhos fixos em Jesus, nosso Mestre. O Evangelho que ouvirmos e a Eucaristia que recebermos não são bens exclusivos de quem os recebem, mas bens para serem compartilhados e comunicados. Nossa missa é a nossa missão e nossa missão é a nossa missa.

A Igreja cresce por atração. Precisamos de operários, de voluntariado missionário e de equipe missionária para juntos construirmos esta Palmas, Casa da Missão.

Missão é doação. Neste Dia Mundial das Missões, a Igreja pede, de cada fiel, rico e pobre – mesmo que seja o óbolo da viúva, uma oferta, um gesto de partilha e de solidariedade para a missão. Tudo o que for arrecadado neste dia será enviado para as missões e para os missionários. Ser cristão é ser generoso e solidário. Sejamos então generosos e solidários. E agora, em coro, todos juntos, num só coração e numa só alma, digamos: Palmas para Jesus! Palmas para a missão!

Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio (Jo 20, 21)

Dom Pedro Brito Guimarães
Arcebispo de Palmas (TO)

Annunci

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...