Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Popularidade zero

Lascia un commento

Popularidade zero

Pois é, estou no Facebook. E devo dizer que muito contra  minha vontade… Tenho inveja de alguns amigos que estão passando incólumes a esses novos tempos e resistem bravamente ao MSN, Orkut, Twitter, Facebook… A moda digital, enfim… Nada como o bom e velho E-MAIL! Um blog, talvez?
Cada vez mais acho tudo aquilo semelhante ao “BBB” e outras coisas do gênero televisivo. Algumas pessoas se expõem como se estivessem ali para inflamar seus egos já megainflados. Pior de tudo é que os BBBs pelo menos estão em busca do dinheiro no final. Já nas redes sociais não há prêmio. Exceto a enorme, irrestrita e duvidosa, coleção de “amigos”… Há pessoas que entraram numa espécie de “competição” para ver quem tem mais contatos adicionados. Hum… Talvez então seja esse o prêmio: AMIGOS!
Mas, a concepção de amigo então, está total e  completamente deturpada pelas redes sociais! Como é que eu posso ter mais de 1.000 amigos?? Pra começar eu nem me lembraria de todos. Ah, mas tem a tal “popularidade”! Sim. Se tenho mil amigos significa que sou popular! ??? Não importa se essas criaturas mal sabem o que faço e quais são minhas idéias (se é que as tenho…). Acho que chega um ponto em que utilizar o bate-papo é completamente impossível. Isso se alguém utilizasse o bate-papo!! Experimentei ficar horas lá com muitos dos meus 139 amigos, no on-line. Nada. Ninguém me disse sequer um “oi”, exceto meus filhos… embora eu saiba que foi mais por “obrigação maternal”! Ou sou muito antipática e ninguém quer falar comigo ou então o “bate papo” é pra não ser usado. Aliás, percebi que as conversas giram mais nos comentários mesmo (não lembra o BBB?)… Será que é porque assim todo mundo pode acompanhar?
Aliás, se popularidade é a quantidade de coisas que as pessoas “Curtem” ou “Compartilham” comigo, sou o maior fracasso do Facebook! Se Mark Zuckerberg souber do meu caso vai se decepcionar com sua criação. Mas uma amiga já me deu o toque: “Você coloca coisas que as pessoas precisam LER!” E parece que não é bem essa a função das redes sociais. Aquilo lá mais parece uma festa daquelas que você vai e não conhece ninguém. Então fica rodando, observando o que um e outro estão fazendo, “sapeando” as conversas aqui e ali, vendo o que o fulano gosta ou não gosta… Pra esquecer no minuto seguinte… Mas é preciso ir para estar de acordo com a moda e não ser “anti-social”! E de preferência, vestindo um “perfil” bem atraente…
Mas então… O que é que estou fazendo lá? Aha!… Não sei bem. Acho que estou seguindo as orientações de que é preciso utilizar todos os espaços para evangelizar… Nosso Papa diz que é preciso ocupar esses “areópagos digitais”…
Apesar de que, “evangelizar” lá é meio complicado, não dá popularidade nenhuma eu descobri. Volto a dizer… Nas “rodinhas” de conversa, devo ser “persona non grata”: Falar de Jesus! Coisa mais chata! Porque a gente não fala de um clipe que a gente descobriu no Youtube, nada a ver com coisa nenhuma, mas “interessante”? Ou então coloca umas fotos legais pras pessoas comentarem? Ou conta o que é que está fazendo? Coisa que não interessa pra ninguém, mas é “bom” saber…
Se fosse um país o Facebook, com 500 milhões de usuários, teria a terceira maior população do planeta. Esta população gigantesca assiste a 16% dos anúncios que o mercado publicitário mundial exibe na internet. O número de usuários diários, 200 milhões, assusta… Já pensaram as cifras que isso movimenta? Fico aqui com pena do pobre do “orkut”. Quem? Ah, o “falecido” orkut, que há cinco anos atrás era a febre do momento e hoje é aquela rede “ultrapassada”… Existe até convite no “face” para transportar suas coisas do orkut…
Mas, vamos lá! Acessem a minha página e, por favor, CURTAM alguma coisinha, não precisa nem ler nada… Estou me sentindo a última das criaturas lá… POPULARIDADE ZERO! Preciso consultar um analista…

Angela Rocha

Angela Rocha
http://www.facebook.com/CatequistaAmadora

www.catequistaamadora.com.br

“Comunicar-se com os outros é dizer as palavras que o amor escolhe.”

