Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

O avental da quinta-feira Santa

1 Commento

 

Jo 13, 4-11

 Jesus põe o avental para servir. “Aquele que era de condição divina, humilhou-se a si mesmo” (Fl 2, 6-8). Ele nos propõe o uso do avental do servir na disponibilidade, e na generosidade, e ainda do comprometer-se com os mais necessitados e colocar-se em último lugar.

O gesto de Jesus repetido na quinta-feira Santa  se traduz nos compromissos do nosso dia-a-dia em prol dos irmãos e irmãs sabendo que neles nós estamos servindo o mesmo Jesus em plena continuidade com sua Missão.

Em geral para o Lava-pés são escolhidos doze homens ou jovens. para esta quinta-feira foram escolhidos 12 adolescentes da Catequese paroquial. Uma escolha para lembrar o chamado de Jesus. Ele chama crianças, jovens e também pessoas de idade pra ser discipulos missionarios. É também um sinal de esperança e confiança para com as novas gerações e na Catequese Paroquial. Queremos também lembrar a tragedia acontecida no Rio de janeiro: 12 adolescentes entre 12 e 15 anos mortos no Realengo.

O Lava-pés e o avental gesto concreto do amor ao proximo como Mandamento de Jesus completa a Instituição da Eucaristia e do Sacerdocio.

Lembramos uma bela meditação de Dom Tonino Bello: Stola e grembiule (estola e avental)http://paroledivita.myblog.it/archive/2009/07/09/stola-e-grembiule-t-bello.html

Annunci

One thought on “O avental da quinta-feira Santa

  1. che sia una pasqua serena per tutti per un giorno si fermino tutte la guerre

    BUONA PASQUA GABRIELE G:

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...