Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

XIX Jornada de Oração e Jejum em memória dos Missionários Mártires

1 Commento

24 de Março de 2011 XIX Jornada de Oração e Jejum em memória dos Missionários Mártires

As comunidades paroquiais e de vida consagrada, seminários, noviciados, grupos engajados, são propostos a realização da Vigília de Oração, a Via Sacra, a Adoração Eucarística sobre o tema do dia. Entre outras indicações sugere-se a criação nas igrejas de um ângulo do martírio utilizando uma cruz, pano vermelho, um ramo de oliveira com os nomes dos missionários e missionárias mortos; tocar os sinos às 15h do dia 24 de março para convidar à meditação sobre o sacrifício de Cristo de tantas mulheres e homens de boa vontade; plantar uma árvore para lembrar o amor daqueles que deram tudo por amor. As famílias podem acender uma vela vermelha nas janelas junto com um pano vermelho; fazer um gesto de reconciliação entre os membros da família e os vizinhos. Oferecer a oferta do jejum para ajudar nos projetos de solidariedade proposto este ano. Doentes e sofredores podem oferecer seu sofrimento em memória dos missionários e missionárias mortos por causa do Evangelho. Os jovens são convidados a doar sangue e visitar os que estão sozinhos e oprimidos, no hospital, clínicas e cárceres.

Lista dos assassinados ao link http://www.fides.org/aree/news/newsdet.php?idnews=29264&lan=por

A REVISTA MISSÕES publicou materia ecoando a FIDES sobre o numero 25 e não 23 dos assassinados em 2010. Além da noticia fazendo referencia a iniciativa dos Jovens Italianos pela XIX Jornada.

No site da Revista dexei um comentario que o Pe. Jaime com muito carinho publicou.

Eis o texto: http://www.revistamissoes.org.br/noticias/ler/id/3345

10/03/2011 8:12 | Pe. Giovanni Battaglia

Uma data para fazer

Além do número e da lista dos Agentes de pastorais assassinados ao longo de 2010 (e de cada ano) o Movimento da Juventude Missionária das Pontifícias Obras Missionárias da Itália promove cada ano uma JORNADA de Oração e Jejum em memória dos Missionários Mártires. O evendo acontece no dia 24 de Março, dia do assassinato de Dom Oscar Romero, mártir da América. Este ano, a XIX Jornada tem como tema: Permanecer na esperança. Todos os anos os organizadores preparam subsídios úteis para as Comunidades celebrar, fazer memória e também sugerir gestos de partilha com os mais necessitados. A Jornada tem uma dimensão histórica, litúrgica, social, familiar e comunitária, mas envolve também o diálogo ecumênico. Trata-se de subsídios úteis para doentes e idosos, jovens e crianças: São 19 anos de caminhada maravilhosa que ajuda a não esquecer celebrando e agradecendo a Deus pela força que os nossos verdadeiros heróis nos oferecem no dia-a-dia. Será que no Brasil não poderíamos introduzir esta JORNADA? Como padre Fidei Donum e assessor do Comidi da Diocese de Ourinhos procuro cada ano sensibilizar as Comunidades. Talvez a Revista Missões poderia nos ajudar a traduzir os subsídios para o português até produzirmos os nossos. Lembramos que, em 2010, nosso Continente teve 17 “martires”. 10/03/2011 8:12 | Pe. Giovanni Battaglia

Annunci

One thought on “XIX Jornada de Oração e Jejum em memória dos Missionários Mártires

  1. Pingback: Dia dos Missionários Martires: 24 de março « ♥

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...