Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Multimidia a serviço da Evangelização

Lascia un commento

Evangelização e Multimidia por Guilherme Pontes  (Artigo publicado na edição de outubro/2010 do Jornal Missão Jovem) pag 8
Um assunto que está ganhando grande destaque na Igreja é a necessidade de se apropriar da internet e das suas ferramentas para evangelizar. O Papa Bento XVI, por ocasião do dia mundial das comunicações sociais de 2010, lançou uma mensagem com o título: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra”, que nos dá grandes pistas.

O anúncio

A primeira tarefa dos batizados é anunciar Cristo, levar a Palavra de Deus, e comunicar a graça da salvação, através dos sacramentos a todas as pessoas. Antes de tudo, temos que ter a certeza de que cabe a cada um de nós tomar as palavras de Paulo e colocá-las em prática: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9, 16).

A mensagem

Quem de nós pode dar aquilo que não tem? Só pode anunciar Jesus Cristo quem teve uma experiência pessoal com Ele. Só vai poder levar a outros a proposta da Civilização do Amor, aquele que se convenceu e se encantou por ela. Não adianta estar motivado a anunciar, mas não ter o que anunciar. É necessário de convicção da mensagem que vai se levar adiante.

Os meios

Depois da certeza da missão de levar a Boa Nova e de estar encantado com a mensagem do Evangelho, cabe buscar formas. Devemos buscar as ferramentas para levar a mensagem as pessoas que ainda não a conhecem. Para apresentar a mensagem aos jovens, hoje temos muitos meios a disposição na internet.

Orkut

O Orkut é uma rede social muito conhecida e difundida entre os jovens, que oportuniza conhecer novos amigos, trocar mensagens e disponibilizar fotos. Hoje vemos muitos grupos de jovens e turmas de crismas usando esta ferramenta para manter o contato nos dias que não se encontram. Ali podem colocar as fotos dos encontros, dos passeios, dos membros. Além disso podem usar a criatividade, colocando resumos do trabalhado, tarefas para o próximo encontro.

Exemplo: Vale a pena ver o Orkut do Grupo de Jovens São Judas, que tem as atas dos encontros, terço virtual, fotos dos encontros, dos passeios. Usam o Orkut para recados aos membros e para que outros jovens conheçam o grupo. O Orkut é gratuito e é um grande espaço para evangelização, podendo ser feito o cadastro através do site Orkut.

Blog e Site

Os Blogs são como os sites mais simplificados. Os blogs são de fácil acesso, facial atualização de notícias e pode ser feito sem problemas. Os sites dependem de pessoas que entendem e que cobram para elaborar. A vantagem do site, é que fica mais personalizado, com um layout personalizado, enquanto o blog é mais simples. A dica é a utilização de blogs dos grupos de jovens, crisma, ou mesmo de debate de temas, sendo que através disso pode-se evangelizar.

Exemplo: O Grupo Jovem Obra Nova fez um Blog gratuitopara colocar atividades que vão acontecer, noticias da Igreja, informações sobre encontros e outras informações. Para fazer um blog como este, basta entrar no site do Blogger e fazer um cadastro rápido e gratuito, em alguns minutos já pode começar a escrever em seu blog. Vale a pena também visitar o site da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Florianópolis, que traz inúmeras ferramentas diferentes de um blog.

Twitter

O twitter é um Micro Blog, um pequeno Blog. É uma ferramenta nova, que permite notícias com apenas 140 caracteres, motivo pelo qual tem tido o número de acessos tão grande no Brasil. É rápido e fácil. Uma mensagem pode repercutir em todo o mundo, em alguns minutos. É uma boa ferramenta para se chegar aos que não temos contatos e que muitas vezes não sabemos como levar a mensagem.

Exemplo: na evangelização, um dos grandes pioneiros no Brasil na utilização do twitter foi a Canção Nova, que apostou antes mesmo dessa ferramenta estourar no Brasil. No twitter, pode-se por exemplo buscar todas as pessoas que falam a palavra “Céu”, independente de onde moram ou idade. Com tantas possibilidades, dá para criar, responder estas pessoas e evangelizar aqueles que não encontramos em outros lugares. Para criar um twitter gratuitamente, basta entrar no site do Twitter.

Outras ferramentas

Além destas, que são as mais difundidas e conhecidas, existem outras, com diversas finalidades.

O Youtube é uma ferramenta que permite publicar vídeos, mensagens e áudios. O Flickr é uma ferramenta de armazenamento de imagens, podendo-se criar álbuns diferenciados. O Livestream é um site que permite que você crie um canal de transmissão ao vivo de qualquer atividade, bastando ter uma webcam. O Facebook é uma rede social parecida com o orkut, mas muito mais difundido pelo mundo inteiro.

Muitas são as possibilidades, mas o grande desafio é usar a criatividade para que através dessas ferramentas consigamos levar a Boa Nova do Evangelho através delas.

Annunci

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...