Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Podemos salvar as vítimas do tráfico de seres humanos

Lascia un commento

ÁFRICA/ZÂMBIA – Copa do Mundo na África do Sul: “Podemos salvar as vítimas do tráfico de seres humanos” – disse uma religiosa da Zâmbia

Lusaka (Agência Fides) – “A Copa do Mundo na África causa grande entusiasmo e orgulho, na maior parte dos africanos. Mas existe também grande ânsia porque este grande evento pode causar incrementar o tráfico de seres humanos” – afirma um comunicado enviado à Agência Fides do Jesuit Centre for Theological Reflection (JCTR) de Lusaka, capital da Zâmbia. Os jesuítas recordam que o perigo de um forte aumento do tráfico de seres em vista da Copa do Mundo na África do Sul, que terá início em 11 de junho, é “real porque a África do Sul é uma destinação popular deste crime cruel”. A Igreja sul-africana há muito tempo lançou o alarme sobre este problema (ver Fides 9/4/2010 e 23/4/2010).
Cerca de 800.000 pessoas por ano são vítimas do tráfico internacional e local. Segundo estimativa, os traficantes de seres humanos ganham 12 bilhões de dólares por ano.
O tráfico de seres humanos, segundo o JCTR, è uma ameaça também para a população da Zâmbia. “Este crime parece estar longe para muitos de nós, porque é um delito escondido e particularmente sofisticado e esta invisibilidade, coloca em perigo muitas pessoas” – disse a Irmã Kayula Lesa, Coordenadora do JCTR para o ensino da Doutrina Social da Igreja.
Segundo o comunicado, “as informações obtidas na Zâmbia sobre o tema são muito preocupantes. Um grande número de mulheres e crianças, em particular adolescentes de sexo feminino é ainda hoje objeto do tráfico dentro da Zâmbia rumo à África do Sul, Zimbábue e Europa, passando pelo Maláui”.
“Muitas vítimas são enganadas por pessoas próximas” – conta a religiosa Lesa. "Parentes, conhecidos, líderes religiosos e homens de negócio induzem com o engano as vítimas a se entregaram aos traficantes com a proposta de melhorar a sua vida”.
O JCTR afirma que podem ser salvas as vítimas do tráfico em colaboração com as organizações que lutam contra este crime, entre elas a Organização Internacional para as Migrações (OIM), as Irmãs da Caridade (RSCS), as Women and Law in Southern Africa (WLSA). Em setembro de 2008 a Zâmbia fez uma lei contra o tráfico de seres humanos.
Segundo Irmã Lesa, a Zâmbia fez algumas propostas contra o tráfico de seres humanos em vista da Copa do Mundo:
1. Ações de sensibilização: as vítimas são, sobretudo, aquelas que não ouviram falar de tráfico de seres humanos. Temos o dever de educar as nossas famílias e as pessoas em nossas comunidades.
2. Rezar pelas vítimas: podemos dedicar um dia de oração pelas vítimas, que poderá ser um domingo no início da Copa do Mundo.
3. Promoção de políticas de governo em favor dos pobres, porque este crime é alimentado pela pobreza.
4. Encorajar a ação da polícia: colaboramos com a polícia na assinalação de casos suspeitos de tráfico de seres humanos. (L.M.) (Agência Fides 10/5/2010)

Annunci

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...