Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Garotos da Febem escrevem às mães

Lascia un commento

 
 

Saudade, admiração, carinho e, sobretudo, amor.

Essas são as palavras que figuram nas cartas dos meninos internos da Febem às suas mães, no dia das mães. Documentos que nos revelam os sentimentos de quem vive o dia a dia da instituição e gostaria de pelo menos neste momento estar perto da mãe.

As cartas compõem o livro "Carta para Minha Mãe"

 Trechos de cartas do livro "Carta para Minha Mãe"


"Sra. Cremilda,
Eu não nasci em um berço de ouro, mas sim em um berço hereditário chamado honestidade. Então por isso eu vou mostrar pra senhora que eu sou capaz de ser um homem honesto".
Diego

"Mãe,
Você um dia sonhou comigo
e me amou antes que eu existisse.
Você se alegrou com a minha chegada
como alguém que recebe um lindo presente.
Você me acolheu e me educou".
Ed Carlos Pereira

"Mãe, a senhora se lembra daquele dia, na hora do almoço, em que me colocou no colo e me vez cafuné, e eu até dormi? Isso era normal para nós. Quando eu dormia no seu colo, a senhora pegava um travesseiro e colocava na minha cabeça, mas naquele dia a senhora não fez isso, e ficou ali até a hora que eu acordasse. Parecia que já sabia que eu não iria voltar mais, então ficou ali até que eu me levantasse. E quando sai de casa, falei que voltaria logo, mas a hora passou e eu não voltei. E a senhora falava que se eu não voltasse aquele seria o último dia da sua vida, e, quando soube do que aconteceu, pareceu mesmo ser o seu último dia".
Eduardo Daniel Freitas de Souza

"Mãe,
Por fraqueza minha e pela sua falta eu acabei me envolvendo num mundo que não é o meu, e hoje estou aqui na FEBEM. Estou escutando conselhos e prestando muita atenção nas coisas, e mesmo a senhora não estando aqui entre nós na terra, sei que está me vendo, e que está muito triste, mas vou fazer o possível e o impossível para que se orgulhe de mim, como já se orgulhou. Sinto muito a sua falta, por querer perguntar coisas que só a mãe pode responder, e tendo que guardar essas interrogações para o resto da vida".
Eduardo Tavares Bragheroli

"Minha Mãe,
A qualquer hora em que chegares, sentarás comigo em minha mesa. A qualquer hora em que bateres em minha porta, o meu coração também se abrirá.
A qualquer hora em que chamares, eu me apressarei.
A qualquer hora em que te sentires triste, eu acharei a vida mais bela.
A qualquer hora em que partires, ficarás com a lembrança de uma flor.
A qualquer hora em que voltares, renovarás toda minha alegria.
A qualquer hora em que quiseres uma rosa, eu te darei toda a roseira.
Eu te digo tudo isso porque não posso imaginar minha vida sem o seu amor, MINHA MÃE!!! Com amor, do seu filho"
João Marcos

"Mãe, te amo muito! Mãe, me perdoa pelas várias dores de cabeça que eu te dei.
Mãe, só agora eu percebi o valor que a senhora tem, mesmo no momento mais
difícil da minha vida a senhora me deu a maior força. Mãe, chega de te fazer sofrer! No momento não posso te dar nada, Mas, quando eu sair, vou te dar muita alegria. Te amo muito!"
Luizinho

"Mãe, já faz tempo que você não escreve para mim. Mãe, estou com muitas saudades… Eu voltarei logo, logo. Quando a mãe menos esperar eu estarei em casa, curtindo toda a felicidade que o mundo me oferece, e sabendo cultivar mais a liberdade. Feliz dia das mães!"
Marcelo

"Mãe, a senhora me dá forças para continuar essa caminhada até a minha liberdade, pois da senhora emana uma força positiva, que me faz alcançar meus objetivos e me faz ser um vencedor, com dignidade e honestidade, sempre pelo caminho certo. Tudo bem que tropecei, mas agora eu me levantei, sacudi a poeira, e estou de novo recomeçando a nossa vida – pois eu sei que quando somos presos não somos só nós que ficamos presos, a senhora e o pai ficam presos a mim, que estou aqui"
Rafael

"Desculpa, mãe, por te impedir de sorrir.
Desculpe, mãe, por tantas noites em claro, triste, sem dormir.
Pra te pedir perdão, infelizmente, é tarde.
Desculpa, mãe: só restou a lágrima da dor da saudade!!!"
Alex

"A senhora me deu tanto conselho, e eu não te escutei… Agora serve de exemplo para mim, agora eu prometo para a senhora que, quando eu sair daqui, eu não vou dar este desgosto para senhora e nem para a minha família. Nas grades do meu x corre água sem chover, são as lágrimas do meus olhos, por não poder te ver…"
Andernilson dos Santos Diogo

"Então, mãe, se eu consegui me consertar eu também sei consertar o meu futuro, e de verdade te digo que eu nunca mais trarei vergonha para a senhora, só alegrias."
André da Silva Pereira

"Mãe, só te peço que me perdoe e que seja feliz. Eu sei que a senhora não está feliz comigo estando aqui dentro, mas te peço só uma coisa: acredite nestas palavras, porque me arrependo muito por não ter te ouvido quando podia, mãe. Daria de tudo nesta vida para voltar atrás, eu daria qualquer coisa, até a vida se fosse possível, mas nunca queria te ver triste e chateada comigo pelo que fiz de mal para a sociedade. Só espero também que um dia a sociedade acredite na recuperação de um adolescente, e que nós aqui dentro somos capazes de mudar esta vida que, até hoje, só deu desgosto para as nossas mães. Elas não merecem isso da gente, merecem o nosso orgulho, a felicidade, enfim, merecem tudo de bom dos seus filhos."
Carlos Bezerra Rondon

"Mãe, o nosso mundo é cheio de ilusões. Um dia estava ao seu lado, ouvindo os seus conselhos e desfrutando dos seus carinhos, e hoje estou aqui numa solidão só, longe de ti. Mãe, se eu choro é por saudades de você. Quando deito em minha cama penso em você, mas quando acordo bate uma grande tristeza de não vê-la ao meu lado, dizendo "filho, cuidado e juízo!"… Isto me traz um grande vazio em meu peito."
Carlos

