Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Dia de Dom Oscar Arnulfo Romero y Galdames

Lascia un commento

Em São Salvador, uma missa solene recorda o sacrifício de Dom Romero. Na cerimônia, o Presidente Mauricio Funes pedirá perdão em nome do governo pela morte do Arcebispo. O dia 24 de março foi declarado, por decreto emitido pelo Parlamento salvadorenho, ‘Dia de Dom Oscar Arnulfo Romero y Galdames’.
Dom Oscar Arnulfo Romero nasceu em Ciudad Barrios, em 1917. Em 1942 foi ordenado sacerdote em Roma, e retornou a seu país, onde foi pároco em São Miguel. Em 1977 foi nomeado Bispo da Arquidiocese de San Salvador.

No contexto da Guerra Civil de El Salvador, Dom Óscar Romero passou a denunciar, em suas homilias dominicais, as numerosas violações de direitos humanos e manifestou publicamente sua solidariedade com as vítimas da violência política, Defendia como podia os agricultores pobres e indefesos. Pelo seu apostolado em favor da Paz e dos direitos humanos foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

No dia 24 de março de 1980, enquanto celebrava missa na capela do Hospital da Divina Providência, na capital de El Salvador, Dom Oscar Romero foi assassinado com um tiro no coração. Um dia antes de ser assassinado, dirigia-se aos soldados na homilia dominical: “Em nome de Deus, em nome do povo sofredor, peço-vos, imploro-vos, ordeno-vos em nome de Deus: parai a repressão”.  Dom Romero foi declarado servo de Deus pelo Papa João Paulo II. A causa de beatificação de Oscar Arnulfo Romero, cujos restos mortais jazem na Catedral da capital salvadorenha, iniciou a sua fase diocesana em 1994, que foi concluída em 1996. Naquele mesmo ano, o processo foi apresentado ao Vaticano, e em 1997 foi emitido o decreto por meio do qual a causa era oficialmente aceita como válida.

Annunci

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...