Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Pe. CANDIDO, paroco de Japurá visita as Comunidades ribeirinhas

Lascia un commento

Pe. Candido de volta da primeira visita nos escreve partilhando a experiencia missionaria, pedindo oração para a segunda viagem na região do Japurá.
 
 
Sabe, Pe. Giovanni,
estou numa pequena parada, pois acabei de fazer uma viagem de reconhecimento pelas comunidades de baixo da Paróquia.
Foram 14 comunidades visitadas. Celebramos a eucaristia em algumas. Mas gostaria de partilhar contigo duas falas que mexeram por demais comigo: a primeiro do senhor Raimundo, da comunidade Santa Fé: "padre Cândido, eu estou muito contente com sua visita, pois a muito temp que não tinhamos um padre que passasse por aqui. Aqui na comunidade muitos são de outra igreja, evangélica, mas eu não, eus sou católico, nasci nesta igreja e fui batizado e esta fé meu pai que me deu e com ela eu vou morrer. Mas ninguém é bicho pra viver no mato jogado, esquecido, sem receber uma visita".
A segunda vem de um dos indígenas: "padre, nos índios estamos felizes com sua presença e da irmã também.
Precisamos batizar nossas crianças, são muitas. Mas nós precisamos é de roupa, indio não tem muita roupa aqui".
 
São duas realidades distintas: as dos ribeirinhos e a dos índios, mas muito em comum: a pobreza e o abandono. Não tem como não nos deixarmos tocar pela vida deles. Achei incrível que quando chegamos na comunidade dos indios Maku Nad’eb, no Jeremias, estavamos iniciando o almoço no barco, de repente, alguns deles com crianças chegavam da roça e da caça, não tinham comido nada ainda. Então partilhamos com eles aquilo que ir. Isabel fez. Mas o que me impressionou foi que com o pouco do frango que sobrou ir. Isabel fez uma farofa e deu para que ele levasse para casa. Quando subiu para comunidade, ele partilhou com outras três famílias aquele pouco que tinha recebido. Sinal da presença do Reino!
 
Transmita a Dom Paruzzo e aos seus irmãos presbíteros o meu sincero muito obrigado que brota do coração de um jovem padre de apenas 8 meses de ordenado. Diga que sou imensamente grato por este gesto de amor e que demonstra respeito e afeto por nós, de decidirem doar parte da CFE para nossa Paróquia do Japurá.
 
Por estes dias continuarei a viagem com Ir. Isabel e Ir. Juscieda. Vamos para a parte de cima da paróquia, até a fronteira com a Colômbia. Reze por nós. Devo voltar para a Semana Santa. Sou muito grato por sua amizade e presença fraterna.  
Na fraternidade sacerdotal que nos une, me despeço implorando suas orações para nossa viagem.
Pe. Cândido.
