Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

ECUMENISMO: Dia Mundial de Oração das mulheres

Lascia un commento

http://www.conic.org.br/?system=news&action=read&id=1113&eid=157          http://www.dmoracao.com.br/

O que é….  O DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO é um movimento que reúne mulheres cristãs, de muitas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho. É um movimento iniciado por mulheres e realizado em mais de 170 países e regiões

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO 2010 – CAMARÕES

TEMA: “TUDO QUE TEM FÔLEGO LOUVE AO SENHOR”

Contexto de Camarões:

O povo de Camarões, particularmente as mulheres, está vivendo sob muitas condições que precisam da intervenção de Deus. Como seres humanos, nós não temos soluções para todos os problemas que enfrentamos. Para citar alguns, temos:– imoralidade sexual, criminalidade, corrupção, pobreza, custo de mercadorias, todos tipos de seitas, violência contra a mulher usando tradição e cultura como pretexto, estupros, ritos de viuvez, casamento precoce, analfabetismo de crianças e mulheres em algumas partes do país, mutilação genital, poligamia, etc.  É nesse nosso contexto que as mulheres convidam vocês a louvar a Deus pelo nosso país. É o louvor ao Criador do universo, o único que pode nos libertar dessa situação de uma maneira permanente.

Condições das meninas em Camarões:

Em nosso país, Camarões, as crianças são exploradas de muitas maneiras. As meninas são grandemente afetadas. A maioria das meninas exploradas vem de lares pobres e são dadas a famílias ricas para servirem como empregadas. Nessas casas elas estão sujeitas a condições muito duras com pouco ou nenhum cuidado nem compensação adequada por seus serviços ininterruptos. São negados a elas os seus direitos humanos e elas são tratadas como subumanas. Elas sofrem torturas de suas patroas; algumas são estupradas pelos seus patrões e ameaçadas para manter silêncio. Casos de estupro resultam em gravidez indesejada de adolescentes e abandono. Outras meninas são mandadas para as ruas com pouca idade como vendedoras de rua e prostitutas. Elas são algumas vezes abusadas sexualmente pelos seus fregueses. Isto é feito através de intimidação ou sedução com presentes inconsequentes de doces, biscoitos, ou pequenas quantidades de dinheiro. Algumas meninas sofrem assédio sexual dos professores e colegas nas escolas. Alguns professores ameaçam reprovar as meninas atraentes se elas se recusam a fazer-lhes favores sexuais. Com freqüência, isso leva à gravidez indesejada de adolescentes e a problemas mais sérios ainda. Muitas outras desistem da escola por causa da pobreza. Há outras ainda que são vítimas do tráfico de drogas. Existem grupos, organizações ou mesmo indivíduos que se especializam em tirar as crianças da família para usá-las em trabalho contratado, sendo a remuneração paga ao intermediário. Esta é, sem dúvida, uma nova forma de escravidão. Convidamos nossas irmãs e irmãos de todo o mundo, a se unirem a nós em oração pelas organizações humanitárias que estão lutando contra esses males da sociedade em nosso país.

Em Lucas 4:18 podemos ler que Jesus e aqueles que o seguiam vieram “para anunciar a liberdade aos cativos… libertar os que estão sendo oprimidos”. A escrava em Atos foi aprisionada por um espírito de adivinhação e assim Paulo concedeu a salvação como livramento e libertação para a moça. Para proceder assim, Paulo teve que ignorar a adulação e louvor lançados sobre ele e fazer a coisa certa.

 

Annunci

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...