Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Quando as mangas começarem a amadurecer…

Lascia un commento

Advento (Frei Ildo Perondi ) 

No muro do Seminário de Jacarezinho – onde ensinei Bíblia por vários anos – foi escrita uma frase profética: “Quando as mangas começarem a amadurecer, é porque as férias estão chegando”. De fato, ao redor do Seminário há muitos pés de mangueiras. Qual o estudante que não espera pelo descanso das férias? E quem não espera pela doçura das mangas maduras?

 É próprio do ser humano esperar, pois a esperança alimenta o sonho e a utopia. “Nenhuma caravana jamais alcançou a utopia, mas é a utopia que faz andar as caravanas” ensina um antigo provérbio. Nós esperamos por aquilo que virá, por aquilo que ainda não vemos. Era isso que ensinava São Paulo aos cristãos de Roma: “A salvação é objeto da nossa esperança, e ver o que se espera, não é esperar. Acaso alguém espera o que vê? E se esperamos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos” (Rm 8,24-25).

Estamos em tempo de “Advento”, palavra quer dizer: “aquilo que está para vir”. Por isso, este tempo é um tempo de espera, de preparação, de perseverança, também de renúncia e renovação da nossa mente. Advento é um tempo alegre, porque sugere novidade. Os cantos e as leituras bíblicas deste período nos convidam à alegria da espera.

 Advento então é tempo para esperar o nascimento de um Menino. Nós sabemos que Jesus já nasceu há dois mil anos atrás. Mas Ele continua nascendo e querendo nascer a cada ano.  Esperar pelo nascimento de Jesus é preparar-se; é mudar o coração, é cultivar a vida, é esperar com alegria. Jesus quer nascer de novo, renovar a esperança. Quer nascer neste nosso mundo confuso; quer nascer na nossa Igreja, que caminha em meio às crises e cruzes do povo; quer nascer na nossa comunidade, onde moramos; quer nascer na nossa família, que vive dias difíceis; quer nascer no nosso coração, angustiado e que ainda sonha….

 Não gosto do papai Noel, pois ele roubou o lugar do Menino Jesus e transformou o Natal num comércio. Eu gosto e continuo esperando o Menino. Para agradar papai Noel eu preciso de dinheiro, presentes materiais que desaparecem e apodrecem logo. O Menino Jesus eu agrado com minhas orações, com a mudança da minha vida, com o bem que eu faço aos meus irmãos…

 Tenho medo destas cidades que se enfeitam de luzes neste período. Para quem são? Talvez para o Papai Noel e para o comércio vender mais. Eu gosto da luz sim, mas é a luz da fé, que prepara meu coração e minha vida para receber o Menino Jesus que vem na noite escura e traz a verdadeira luz. Sim, porque Ele é “a Luz do mundo” (Jo 9,5).

 Que este tempo de Advento seja um tempo de graça de Deus! Que os corações mudem, que o sonho e a utopia voltem em nossas casas. Que haja esperança e alegria sobretudo para os mais pobres, para as pessoas que mais sofrem! Que as cidades e as casas se encham de luz, de alegria, de vida e esperança, porque a Verdadeira Luz vai brilhar…

 Mangas maduras, férias e nenês não chegam do dia para a noite. Exigem o tempo da espera, do advento… Este tempo está chegando! Vivamos com alegria e com esperança este tempo que está para vir… E preparemos nosso coração, nossas casas, nossas comunidades com muito carinho. Elas serão a gruta e o berço onde vai nascer o Menino frágil e pobre, mas o Único que pode mudar a face da Terra.                                                                                                                                                                                                                                                                     Frei Ildo

Annunci

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...