Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

São DAMIÃO de Veuster conhecido como Padre Damião de Molokai

Lascia un commento

O Padre Damião de Veuster, SS.CC., mais conhecido como Damião de Molokai, vai ser declarado Santo pelo Papa Bento XVI no próximo dia 11 de Outubro, na praça de São Pedro, no Vaticano. Juntamente a outros 4 Religiosos, novas estrelas na noite da humanidade: http://www.vatican.va/news_services/liturgy/libretti/2009/20091011.pdf  (caderneta com as biografias e fotos dos beatos)

* ZYGMUNT SZCZĘSNY FELIŃSKI, Bispo

* FRANCISCO COLL Y GUITART, Presbitero
* RAFAEL ARNÁIZ BARÓN, Religioso
* MARIE DE LA CROIX ( JEANNE) JUGAN, Religiosa

 

O Padre Damião, nascido na Bélgica em1840,  foi viver como missionário junto aos leprosos da ilha de Molokai (Hawai)                aos 33 anos de idade.  Após 16 anos a atender heroicamente os leprosos,  morreu também leproso em 1889.                          Tinha 49 anos.  Seguindo o exemplo de Jesus, “amou-os até ao fim”, dando a vida por eles.

Damião amou em excesso.  Entrou naquilo que Paulo disse na 1Cor: a loucura da Cruz.  Li há pouco:  “O Reino faz-se presente não pelas instituições de direito, mas pela acção dos homens justos. O Reino advém lá onde o poder do bem faz que recue o mal, sempre fascinante. Por isso, a metáfora da ‘clareira na floresta’ parece-me razoável.  Assim percebido, o Reino é uma  clareira no coração da história perversa ou ambígua..”p.270.  E mais adiante (p.272) “Os justos não se contentam com seguir  uma conduta razoável; excedem-se no desempenho, porque o mal  que o mundo gera é também excessivo, daí a reclamar  um excesso de bem”. (Christian Duquoc,  “Creo en la Iglesia”, Precariedad institucional y Reino de Dios, Sal Terrae, Santander, 2001). Damião é uma “clareira no coração da história”,  uma testemunha  de que  o Reino  está  aí a fazer o seu trabalho. As sementes de misericórdia, compaixão e solidariedade que se manifestam na sua vida têm dado fruto no Senhor.  Ele morreu, segundo consta, feliz.  Caindo aos pedaços, com seus membros desfigurados, porém feliz.  Disse: “Como é  doce morrer  filho dos Sagrados Corações”.  

( fotos e lembranças do Padre Damião e de Molokai: http://www.ssccpicpus.com/pag.aspx?ln=en&id=486)                                      São Damião, rogai por nós

Ajuda todos nos (no Brasil e no mundo inteiro) a não ter vergonha de servir os hansenianos e a providenciar os recursos necessario para vencer essa antiga doença e a "lepra" pior do egoismo, como dizia outro grande apostolo dos leprosos Raul Folerau.

 

Annunci

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...