Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

Althea medicamentosa LOUVA O SENHOR!

Lascia un commento

Ao lado dos girassóis, no quintal da casa paroquial, nasceu e cresceu rapidamente uma plantinha que agora é mais alta que as dos girassóis. Devagar no dia dia abre os cachos de flores. Se chama

 
ALTÉIA : Althea officinalis, Althea medicamentosa . Nome popular MALVARISCO
 
 

Tanta beleza e vida maravilhosa revelada com humildade facilita a ORAÇÃO, é um exemplo extraordinário de nossa vocação e Missão… esta doando o melhor de si em primeiro lugar pra Deus… como está acontecendo no quintal da casa paroquial também no meio de mato, em beira rio e em tantos outros cantos do planeta. Ela é estrangeira? parece que veio da Síria…

é de Deus, do planeta Terra, da humanidade. Ela veio alegrarmos e curarmos… somente se nos conhecemos e humildemente o permitirmos…

Em primeiro lugar ela cura o nosso pensamento, conhecimento os nossos esquemas e preconceitos, nossas atitudes… precisamos ser curados para dar a Deus o que é de DEUS. Vamos cantar juntos com o Salmista e com a ALTEIA


Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade, com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa.
Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!   

SALMOS 92:1-5

MALVARISCO
 è planta silvestre perene de aproximadamente 2 metros, ligeiramente tormentosa. Macia ao tato. Raiz longa, fusiforme, cilíndrica, pivotada, carnuda, da grossura de um dedo. Haste ereta, cilíndrica, de ramos alternados, verde ou verde-avermelhada. Folhas numerosas, alternas, pecioladas, mais ou menos cordiformes, irregularmente lobadas, serreadas, aveludadas, munidas de duas estípulas membranosas na base. Caducas, pubescentes. Flores esbranquiçadas, purpúreas ou ligeiramente rosadas, quase sésseis, formando uma espécie de panícula nas axilas das folhas superiores. Cálice gamossépalo, de 5 divisões acuminadas. Corola de 5 pétalas arredondadas, ligeiramente lobadas na parte superior
 
As flores empregam-se nas enfermidades das vias respiratórias. São boas para tosse, em especial para as crianças e idosos.
– As folhas e raízes são utilizadas como emolientes nas irritações da membrana mucosa.
– Em forma de loção e fomentação, a alteia é recomendada para acalmar dores, erupções cutâneas, etc.
– Em clisteres é usada paras as inflamações intestinais e prisão de ventre.
– Abscessos e Furúnculos – aplica-se um pedaço da raiz fresca sobre o local, renovando a cada hora.
– Inflamações cutâneas – Ferver algumas folhas em pouca água. Deixa amornar, coloca as folhas entre gaze e aplica no local.
– Tosse seca e nervosa – Infusão de 1 colher rasa de folhas secas em 1 xícara de água. Adoçar com mel e tomar.
Parte usada
– Folhas, Flores e Raízes.
 

Annunci

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...