Ecce Homo – Ragusa

pe. giovanni, fidei donum

30 de DEZEMBRO X ANIVERSARIO CRIAÇÂO DA DIOCESE – DEDICAÇÂO DA CATEDRAL

Lascia un commento

DIOCESE  DE  OURINHOS SP – REGIONAL SUL 1

CNBB – BRASIL

DIA 30 de DEZEMBRO CELEBRAREMOS O X ANIVERSARIO DA CRIAÇÃO DE NOSSA DIOCESE e NO MESMO TEMPO VA SER O DIA DA DEDICAÇÃO DA CATEDRAL  – Preparemos com alegria e com orações esse dia de festa!

  

O sentido dessa festa.

Qualquer templo construído pelas mãos humanas é símbolo da Igreja. De fato, damos o mesmo nome a todas essas construções: "igreja" com letra minúscula. Enquanto que "Igreja", com letra maiúscula faz referência à comunidade convocada por Deus à fé em seu filho Jesus Cristo, que se reúne num templo para dar-lhe culto. A igreja-templo é um símbolo da Igreja-comunidade. Os muros do templo delimitam um ambiente sagrado, dedicado à oração pessoal e comunitária, à celebração da eucaristia e dos demais sacramentos, aos atos de louvor a Deus.

Se isto vale para qualquer tempo, imaginemos a importância que tem a catedral nas dioceses. A catedral representa toda a Igreja local, guiada pelo bispo, que é o sucessor dos apóstolos. A catedral "representa" a comunidade local. Se estamos viajando e vemos numa cidade uma catedral bonita pensamos: "Que grande deve ser a fé dos cristãos deste lugar, que construíram uma obra tão esplêndida para manifestar seu amor a Cristo!". Por isso a consagração da catedral é uma festa para toda a diocese.

A catedral de Ourinhos está dedicada ao Senhor Bom Jesus. 

A festa que celebraremos no dia 30 de dezembro: a dedicação da Catedral da Diocese de Ourinhos, deve marcar esta data que também é a data da criação da diocese, e festejada todos os anos, pois é a "Mãe e cabeça de todas as igrejas da diocese. Celebramos o Senhor, que instituiu sua Igreja para reunir na unidade, sob a guia de Pedro e de seus sucessores, toda a humanidade.

O templo, desde os nossos antepassados, foi para Israel a sede da presença divina.

O templo da casa de Deus, especialmente quando a arca da aliança foi nele introduzida. A nuvem encheu templo do Senhor (I Re 8, 10). Graças à presença de Javé, o templo é o lugar do culto e da oração. Quando Ezequias recebe a carta ameaçadora de Senaquerib, a lê e sobe ao templo, abrindo a mesma diante do Senhor, rogando-lhe (II Re 19, 14). Os salmos e outras passagens bíblicas apresentam templo como a morada de Deus (Sal 27, 4; 42, 5).

O templo cristão. Primeiramente, é conveniente ressaltar a atitude de Jesus sobre o templo judeu. "Jesus, como os profetas, teve pelo Templo de Jerusalém o mais profundo respeito. Nele foi apresentado por José a Maria quarenta dias após o seu nascimento. Com doze anos, decide ficar no Tempo para lembrar a seus pais que deve dedicar-se às coisas do Pai. Durante os anos de sua vida oculta, subiu ao Templo a cada ano, no mínimo por ocasião da Páscoa; até seu ministério público foi ritmado por suas peregrinações a Jerusalém para as grandes festas judaicas. Jesus subiu ao templo como lugar privilegiado de encontro com Deus. O Templo era para ele a morada e seu Pai, uma casa de oração, e se indigna pelo fato de seu átrio externo ter-se tornado um lugar de comércio. Seus discípulos lembram-se do que está escrito: ‘O zelo por tua casa me devorará’ (Sl 69,10); (Jo 2,16-17).

O templo tomou o nome de domus ecclesiae (casa da igreja, casa da assembléia que se reúne). Assim, a palavra Igreja chega a significar não somente a comunidade reunida, mas também o edifício. Isso significa que é o próprio Cristo que celebra o culto. Ele é o culto dos fiéis nos momentos em que eles se reúnem.

No dia 30 de dezembro, portanto, celebraremos a dedicação da Catedral da Diocese de Ourinhos ou consagração da domus ecclesiae, de modo que é “mãe e cabeça de todas as Igrejas da diocese”.

O cristão, templo de Deus. A segunda leitura, da liturgia do dia, tirada da primeira carta aos Coríntios nos diz: Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. O templo de Deus é sagrado e vós sois este templo de Deus. Que grande dignidade tem o cristão: foi configurado com Cristo, pertence ao corpo de Cristo, é templo de Deus! O cristão é o lugar da manifestação de Deus. Quando celebramos a dedicação da Igreja mãe de todas as Igrejas da diocese, lembremos também nossa condição de "Templo de Deus".
 
TODAS AS COMUNIDADES DA DIOCESE SÂO CONVIDADAS A PREPARAR  A FESTA DA DEDICAÇÃO COM ORAÇÕES, MEDITAÇÕES etc e PARTICIPAR COM ALEGRIA NO DIA 30 da CONCELEBRAÇÃO EUCARISTICA AS 19:30.

Annunci

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...